Instituições

Bairro da Juventude

Endereço: Rua Cônego Aníbal Maria di Francia, 1483 - Pinheirinho

Bairro: Pinheirinho

Cidade: Criciúma / SC

Telefone: (48) 3403-2700


A criação do Bairro da Juventude é a materialização de um sonho que teve início em 1 de setembro de 1949, por uma iniciativa do Rotary Clube. Inicialmente a Instituição chamava-se SCAN - Sociedade Criciumense de Auxílio aos Necessitados- A Instituição funcionou como internato até o ano de 1975, ano este em que os Padres entregaram a Instituição para as forças vivas da comunidade, que reunidas em uma Assembleia formada por vinte e cinco Entidades e Clubes de Serviço elegeram o primeiro Conselho Deliberativo que administra o Bairro da Juventude até os dias atuais.
A ideia de responsabilidade e comprometimento com a busca de soluções para problemas sociais, defendida pela direção do Bairro da Juventude encontrou eco no meio empresarial e em toda comunidade criciumense, que alavancou o crescimento de forma simples e objetiva, desenvolvendo potencialidades humanas através da oportunidade e da educação.
O Bairro da Juventude oferece para a comunidade sul catarinense uma política inclusiva voltada à responsabilidade social e pautada pela defesa, proteção e promoção dos direitos da criança e dos jovens, o que nos motiva a perseguir a qualidade no ensino, buscando sempre servir como modelo nacional.
Ao longo de sua história, o Bairro da Juventude sempre procurou traçar caminhos inovadores. Oferecer, diariamente, às crianças e jovens oportunidades é o primeiro passo para conseguir grandes transformações. E esta caminhada inicia ainda cedo para os aproximadamente 1,5 mil alunos atendidos pela Instituição.
Circulando entre as mais de 80 localidades de Criciúma e municípios vizinhos, os ônibus da entidade iniciam um trajeto que só termina após um dia dedicado aos estudos e atividades extracurriculares. São centenas de ações que possibilitam o ensino e o acolhimento de crianças e jovens.
A entidade proporciona aos alunos inclusão social, assegurando o pleno exercício da cidadania por intermédio da educação solidária, cultura, esporte e profissionalização. Com esta coleção, o Bairro da Juventude espera transmitir valores, compartilhar conhecimentos, criando condições para que se estabeleça a responsabilidade, a educação e a igualdade.
Educação com muita qualidade é uma busca diária do Bairro da Juventude que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Laboratórios Educativos, Oficinas Culturais e Esportivas, Educação Profissional e Serviços de Apoio. Já o Centro de Educação Profissional (CEP) do Bairro da Juventude oferece para mais de 500 jovens cursos de Mecânica de Automóveis, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Programador de Computador, Mecânica Geral, Cozinheiro Industrial e Padeiro & Confeiteiro.
Esta forma de ver e crer tem aproximado o Bairro da Juventude de muitos empresários, que tem a consciência da importância do investimento e, por isso mesmo, passam a apoiar projetos, campanhas e programas que certamente servirão de alavanca para transformar vidas e comunidades. Em contrapartida, a Instituição também passa a contribuir socialmente com as indústrias inserindo no mercado de trabalho centenas de jovens. Tudo isso demonstra a credibilidade à educação oferecida pela entidade ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos com as organizações e empresas apoiadoras.
O apresentado pelo Bairro da Juventude pode ser multiplicado pelo país, quer por Instituições afins, quer pelas pessoas físicas ou jurídicas que acreditam que ações positivas resultam na transformação da criança, do adolescente e do jovem profissional, melhorando a qualidade educacional, na busca por uma sociedade mais participativa e solidária.





Quer Doar? Voltar