Instituições

Casa Guido

Endereço: Rua Santo Antônio. 790

Bairro: Centro

Cidade: Criciúma / SC

Telefone: (48) 3045-6211


No fim do ano de 2009 chega à Criciúma um médico Hematologista Pediatra, vindo de Porto Alegre - RS, para implantar o serviço de oncologia pediátrico junto ao Hospital São José (HSJ).

Diante de tamanho desafio, o médico especialista percebeu a necessidade de apoio para as famílias que se deslocam de inúmeros municípios para realizar o tratamento de seus(as) filhos(as), e não existindo em Criciúma, na época, uma organização constituída com este objetivo.

Então, por iniciativa própria, o referido médico convidou alguns colegas, entre eles profissionais da área de saúde, bem como pais de pacientes e grupo de voluntários passaram a reunir-se em uma das salas do prédio da Fundação Cultural de Criciúma, todas as quintas-feiras. A partir desses encontros, nasce o GUIDO (Grupo de Pais e Amigos pela Unidade InfantoJuvenil de Onco-hematologia).

Novos membros – pessoas da sociedade como um todo, pais que já haviam perdido seus filhos na batalha contra o câncer – foram engajando-se nesta proposta.

Após algumas reuniões de estudo, em 22 de novembro de 2010, a Casa Guido foi regularizada e devidamente registrada como uma ONG (Organização Não Governamental) em benefício às crianças e adolescentes portadoras de câncer, que atenderia toda a demanda oriunda da grande Região do Sul Catarinense (municípios da AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera, AMESC - Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense e AMUREL - Associação de Municípios da Região de Laguna) que viriam em busca de tratamento junto ao hospital regional São José em Criciúma - SC.

Em Janeiro de 2011 ficou definida em reunião a locação de uma casa nas proximidades do Hospital São José, por ser um ponto estratégico para acolher os pais e pacientes que se deslocam dos municípios circunvizinhos, os quais vinham conduzidos, sobretudo, por veículos das secretarias de saúde e deslocavam-se com muita antecedência de suas residências, ficando a mercê no entorno do HSJ até chegar seus horários de consulta e/ou tratamento. Muitas destas famílias não tinham condições financeiras em realizar as principais refeições.

Neste sentido, surgiu a Casa Guido, hoje sede da instituição e local onde se passou a oferecer alimentação, medicamentos (que não são doados pelos órgãos competentes), doação de cestas básicas, ajuda financeira para o translado ao hospital e a sua cidade de origem. A casa Guido possui 129 (cento e vinte nove) pacientes cadastrados desde a fundação, entre crianças e adolescentes. Entretanto, atualmente, a Casa Guido fornece subsídios para 90 (noventa) pacientes de zero a dezenove anos.

A instituição possibilita o translado interestadual de pacientes, contribuindo com o fornecimento de combustível para o veículo que fará o translado e despesas necessárias, mediante comprovante de notas comprobatórias dentro da legislação vigente.

A Casa GUIDO é uma Instituição Filantrópica reconhecida como de utilidade pública, documentada na Lei Municipal, Estadual e Federal de acordo com as portarias n. 5.954, de 05/11/2012 (municipal), publicado no DOE 19.724 de 16/12/2013, conforme Lei n. 16.206 (estadual) de 12/12/2013 e a portaria nº 1.809 Diário Oficial da União de 05/11/2015 (federal).

São desenvolvidas também atividades terapêuticas desempenhadas por equipe multiprofissional – psicólogas, assistente social, nutricionista – que fornecem orientação e educação sobre as patologias e seus cuidados, atividades lúdicas e acomodações adequadas, visando o bem estar holístico dos pacientes portadores de doenças onco-hematológicas.

Os pacientes e/ou familiares também recebem atendimento com dentistas, fisioterapeuta, assessoria jurídica e médicos, haja vista que, em muitos casos, não há como esperar agendamento pelo SUS.

Essas são algumas das despesas/investimentos que a Casa Guido possui anualmente, não considerando a remuneração de alguns funcionários e/ou despesas com material de consumo em geral.


Missão

Oferecer amplo apoio humanizado no tratamento de câncer às crianças e adolescentes, fortalecido no sentimento de amor incondicional ao próximo na luta pela vida, incluindo suporte as suas famílias.


Valores 
Amor incondicional, idoneidade e dedicação no apoio às crianças e adolescentes com câncer e seus familiares.  Amor incondicional representa doação incondicional, segurança, fazer sem esperar em troca, carinho e cuidado.  Idoneidade representa uma forma de conduta correta (escorreita) que remeta a elevados padrões de honestidade e transparência.  Dedicação representa a entrega total com intensidade e comprometimento nas ações.

TIPOS DE DOAÇÕES:

doações de alimentos não perecíveis, doações de leite, doações de materiais de higiene/limpeza, doações de roupas em bom estado, doações de fraldas, doações de brinquedos (presentes em época de dia das criança/natal), doações de roupa de cama/banho (nova),

doações para a compra da casa, doações para a manutenção da casa, doações através do imposto de renda (FIA),





Quer Doar? Voltar